O que é nodulectomia

O que é Nodulectomia – Saiba tudo sobre o assunto!

A nodulectomia é um procedimento bastante eficaz indicado para mulheres diagnosticadas com a presença de nódulos nas mamas. E você, sabe o que é nodulectomia, como funciona este procedimento ou como é sua recuperação?

Se a resposta for não, continue sua leitura e aproveite para conhecer mais sobre esta cirurgia e todo seu potencial na hora de remover nódulos mamários sem causar danos expressivos a estética e funcionalidade das mamas. Confira!

O que é Nodulectomia?

Para quem deseja saber o que é Nodulectomia, esta consiste em uma cirurgia ambulatorial que retira os nódulos benignos das mamas. Seu objetivo principal é remover as lesões benignas sem causar maiores danos a mama. Tanto no quesito estético, quanto funcional.

Como é feita a Nodulectomia?

Basicamente, na Nodulectomia é feito um pequeno corte na região periareolar ou no sulco inframamário para abrir os tecidos e ter acesso a região dos nódulos. Uma vez identificada as lesões, o cirurgião pinça os nódulos e os separa com cuidado do tecido mamário com o auxílio do bisturi.

Após remover os nódulos benignos, realiza-se uma hemostasia dos vasos, para interromper qualquer sangramento. Por fim, a incisão é fechada com alguns pontos. Esta cirurgia pode ser feita com anestesia local e sedação ou então com anestesia regional ou ainda anestesia geral a depender de cada caso.

Como se preparar para a cirurgia?

Agora que você já sabe o que é Nodulectomia e como esta cirurgia é feita, chegou o momento de saber quais cuidados deve ter antes do procedimento.

No geral, os cuidados que antecedem a Nodulectomia variam conforme cada caso ou organismo. Mas, entre os mais comuns, estão:

  • Ficar em jejum por 8 ou 12 horas. Isso vale tanto para comida, quanto para bebida
  • Interromper o uso de determinados medicamentos que afetam a coagulação

É importante que se reúna junto ao seu médico e anestesista, até mesmo para tirar dúvidas sobre o procedimento. Além disso, questões como a presença de alergia a algum medicamento ou substância que será utilizado na cirurgia também devem ser discutidos.

Fora isso, alguns dias antes da cirurgia, também é preciso realizar alguns exames, como raio X ou então mamografia. Dessa forma, é possível fazer uma melhor avaliação quanto a posição e tamanho do nódulo, o que ele as chances de êxito na cirurgia.

Como é a recuperação

Normalmente, a recuperação de uma cirurgia de Nodulectomia varia conforme o grau de complexidade do procedimento. Mas, no geral, o tempo de recuperação costuma ser de 1 a 2 dias. Neste período, o paciente fica em observação no hospital e depois recebe alta.

Nos primeiros dias da cirurgia é comum sentir um leve desconforto no local onde foi feito o procedimento. Por isso, é comum que o médico receite um analgésico. Além disso, durante o período de recuperação, também se recomenda o uso de sutiã que ofereça contenção e a sustentação adequada das mamas.

Fora isso, também é importante que o paciente se mantenha em repouso e evite esforços exagerados.

Gostou de saber mais sobre o que é Nodulectomia? Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário!

Gostou desse texto? Para outros conteúdos relevantes acesse aqui!