medidas preventivas para câncer

Medidas preventivas para câncer

O câncer de mama é um dos principais tipos de câncer que acometem as mulheres, podendo ocorrer também em homens. Seus fatores de riscos são diversos e variam desde a exposição a agentes causadores de câncer, até a fatores genéticos. Por isso, adotar medidas preventivas para câncer de mama é um cuidado que todos devem ter.

O câncer de mama possui muitos estágios. Mas o que precisamos entender é que quanto mais rápido ele for identificado, melhor será o prognóstico para o paciente.

Sabendo disso, preparamos esse artigo, onde mostraremos algumas formas efetivas de prevenir esse tipo de câncer. Quer saber quais são elas?

Então continue sua leitura e veja agora algumas das principais medidas preventivas para câncer de mama.

Algumas medidas preventivas para câncer de mama

Todas as causas do câncer de mama ainda não são conhecidas. Mas, existem algumas medidas que você pode adotar para prevenir essa doença. E a primeira delas é:

1. Tenha uma alimentação saudável

Uma alimentação variada e equilibrada, não só previne o câncer, como contribui para a saúde de uma forma geral, melhorando sua imunidade, bem como afastando diversas doenças.

Vamos entender quais os pontos para uma alimentação saudável:

  • Foque nos alimentos naturais e elimine industrializados, porque alguns tem conservantes que podem ser cancerígenos;
  • Diminua as frituras, o óleo ao ser superaquecido, pode ser prejudicial para sua saúde, além dos alimentos fritos serem mais calóricos e podem provocar aumento de peso;
  • Equilibre seu cardápio, evitando consumir quantidades excessivas de alimentos;
  • Consuma no mínimo 2 frutas no dia e 2 porções de vegetais, no dia.

2. Medidas preventivas para câncer: faça atividade física

A prática regular de exercícios físicos é uma das principais medidas preventivas para câncer de mama. Não há um exercício específico que você deva fazer.

O importante é manter o corpo em movimento e estabelecer uma regularidade. Você pode começar com caminhadas diárias de 20 minutos. E à medida que sentir que pode progredir ir aumentando.

Além de ajudar a manter o peso, o exercício vai te manter mais equilibrado em relação a ansiedade. E vai deixar o seu corpo mais forte, diminuindo as chances de desenvolver o câncer de mama.

3. Controle seu peso

A alimentação saudável e a prática de atividade física irão te ajudar a manter o peso ideal. E esse controle de peso, por sua vez, é uma das medidas preventivas para câncer. Isso porque o sobrepeso ou obesidade causam sérios distúrbios no corpo, prejudicando a sua saúde e tornando seu organismo mais suscetível ao aparecimento de doenças, como o câncer.

4. Medidas preventivas para câncer: mantenha Check-up médico

Ter uma periodicidade de exames clínicos, vai te ajudar a sempre estar inteirado do seu estado de saúde, sendo uma das principais medidas preventivas para câncer.

Portanto, quanto antes descoberta qualquer alteração, mais fácil será o tratamento.

Ainda outra dica para as mulheres, sempre realize exames hormonais e mamografia, a fim de verificar qualquer alteração na mama e prevenir o câncer mamário.

5. Fuja dos vícios

Uso abusivo de álcool e cigarros, pode ser um fator de risco para o desenvolvimento de células cancerígenas. A recomendação é que se evite ao máximo essas substâncias viciantes.

Portanto, agora que você já conheceu as principais medidas preventivas para câncer, comece a mudar sua rotina!

Gostou desse texto? Para outros conteúdos relevantes acesse aqui!