médico mastologista

Médico mastologista: o que faz?

Médico mastologista é a especialidade da medicina que visa o tratamento de doenças relacionadas as mamas, tanto doenças benignas quanto doenças malignas, como o câncer.

Diferente do que muitos pensam não é apenas um médico que trata mulheres, trata também o surgimento de doenças mamárias em homens, o que é mais raro.

Neste texto pretendemos esclarecer todas as suas dúvidas quanto a função do médico mastologista. Entenda!

Quais as funções do médico mastologista?

Na vida das mulheres o ginecologista é um dos médicos mais importantes, auxiliando as mulheres na manutenção da saúde. A mastologia é uma das especialidades que um ginecologista pode vir a ter.

Todavia, o médico mastologista é responsável pela manutenção da saúde das mamas agora entenderemos o que ele faz.

O médico mastologista faz os diagnósticos de doenças mamárias e após isso, sugere as possibilidades de tratamento, uma das doenças mais recorrentes que ele diagnostica é o câncer de mama.

Porém, ele não atua somente após a doença instalada, ou seja, o médico mastologista pode trabalhar na prevenção das doenças mamárias.

Ele também trabalha na orientação sobre doenças das mamas, inclusive as mamães sobre mastite relacionada a alimentação do bebê.

Doenças de responsabilidade do mastologista

Agora que você já sabe o que o médico mastologista faz, vamos entender a relação de doenças que são de responsabilidade dele.

Portanto, segue abaixo uma lista com essas doenças.

  • Mastite – inflamações nas mamas, muitas vezes vinculadas a amamentação. Surge devido a bactérias (Staphylococcus aureus, o Streptococcus agalactiae e o Mycoplasma bovis) que estão presentes na boca do bebê.
  • Nódulos – presença de caroços decorrentes de mudança hormonais, possuem consistência firme e rígida;
  • Assimetrias – são alterações que aparecem nas mamografias, caracterizando tamanhos alterados de uma mama, quando comparada com a outra;
  • Ginecomastias – crescimento anormal das mamas, pode ocorrer em homens também, devido alterações hormonais.

Os distúrbios relacionados as mamas, possuem diversos fatores associados a mudanças hormonais que acontecem no corpo. Por isso podem acontecer na adolescência.

Quando é preciso procurar um médico mastologista?

Sempre procurar por esse profissional quando surgirem os primeiros sintomas de alterações nas mamas, ou seja:

  • Presença de um ou mais caroços ao apalpar as mamas;
  • Presença de dor frequente;
  • Sensação de coceira;
  • Diferença no aspecto da pele das mamas;
  • Presença de secreção no mamilo mesmo sem estar gestando.

O ideal é procurar esse profissional nos primeiros sintomas, porque o câncer de mama, muitas vezes, é uma doença silenciosa que acomete muitas mulheres.

Imediatamente após fazer 40 anos de idade é importante procurar o médico mastologista. Ou seja, fazendo visitas frequentes devido ao aumento da chance de desenvolver câncer de mama.

Aqui também temos outras indicações para buscar um mastologista, que são:

  • Mulheres inclusas no grupo de risco;
  • Ou que possuem histórico de doença de mama em familiares;
  • Mulheres que percebam sintomas de alterações nas mamas;
  • Homens com qualquer alteração nas mamas.

Após descobrir o que faz um médico mastologista, não deixe de observar as recomendações para procurá-lo. Afinal, a prevenção das doenças mamárias sempre será o melhor caminho e faz toda a diferença quando a mulher pretende viver com mais saúde e qualidade de vida!

Gostou desse texto? Para outros conteúdos relevantes acesse aqui!