indicação de mastectomia

Indicação de mastectomia

A indicação de mastectomia para o câncer de mama é algo muito comum. Esta abordagem terapêutica consiste em uma intervenção cirúrgica que visa remover uma ou ambas as mamas, dependendo do grau de comprometimento.

Ela pode ser pode ser parcial, quando é removido apenas uma parte do tecido ou total, quando a mama inteira é retirada por completo. Assim como pode ser mastectomia radical, quando é necessário retirar a mama, músculos e tecidos, que possam vir a ter sido afetados pela doença.

No decorrer deste texto falaremos sobre a indicação de mastectomia. Confira!

Quando ocorre a indicação de mastectomia?

A ideia do mastologista é tentar equilibrar a doença de forma segurança, evitando resquícios de células tumorais. E a preservação da estética e função das mamas.

Então, surge a necessidade de realizar uma cirurgia muito segura, com o objetivo de eliminar totalmente o câncer. E evitar a promoção de danos físicos e estéticos ao paciente por conta da doença.

Justamente por isso, alguns médicos fazem a indicação de mastectomia às mulheres com câncer em estágio inicial.

No geral, a indicação de mastectomia é feita para pacientes que:

  • Já apresentaram ou apresentam quadro de tumor localizado, em estágios precoces;
  • Possuem um risco elevado de desenvolvimento de um câncer mamário devido alterações genéticas, ou com presença histórico familiar;
  • Tem a necessidade de fazer um complemento de tratamentos de quimioterapia e radioterapia;
  • Na intenção de prevenir o câncer de mama, em mulheres que já possuem a doença na outra mama;
  • Ou ainda pessoas que querem aumentar as características masculinas.

Aqui vale ressaltar que as mamas são partes importantes no corpo feminino, o ideal é na medida do possível preservá-las ao máximo.

Por isso a necessidade de uma consulta anual com seu ginecologista, assim você consegue ter uma avaliação preventiva, se resguardando.

Além disso, é necessário consultar um médico toda as vezes que apresentar sintomas indicativos de doenças na mama, como aparecimento de caroço, vermelhidão ou secreção nas mamas.

Mastectomia profilática

A indicação de mastectomia profilática é uma estratégia de prevenção do câncer de mama, ou seja, consiste na remoção da mama que deve ser feita antes mesmo do aparecimento de qualquer sintoma de câncer mamário.

A indicação de mastectomia profilática é feita seguintes casos:

  • Mulheres que já tiveram um câncer em uma das mamas e quer diminuir os riscos de desenvolver câncer na outra mama;
  • Já realizou uma biópsia que mostrou carcinoma lobular in situ (LCIS);
  • Pessoas que possuem mutação genética que as tornam mais sensíveis ao aparecimento e desenvolvimento do câncer na mama;
  • Mulheres com histórico familiar de câncer mamário.

Recuperação da mastectomia

Após a indicação de mastectomia a paciente irá realizar a cirurgia de retirada da mama, o período após a cirurgia é composto por fisioterapias.

As fisioterapias são massagens localizadas que ajudam a estimular a região, portanto, auxilia a paciente na recuperação dos movimentos sem ficar sentindo dores.

Vale ressaltar que a decisão da mastectomia não deve ser tomada sem uma avaliação e conversa sincera com seu médico.

Gostou desse texto? Para outros conteúdos relevantes acesse aqui!