tomossíntese mamária

Tomossíntese mamária e suas vantagens

A tomossíntese mamária é um exame aliado no diagnóstico precoce do câncer de mama, doença que, se identificada prematuramente, tem chance de cura muito alta.

É, portanto, um grande aliado das mulheres e, por isso mesmo, conheça aqui algumas vantagens desse exame, verdadeiro avança tecnológico no combate ao câncer de mama e melhora da expectativa de vida feminina.

Vantagens da tomossíntese mamária

Existem alguns exames que, de acordo com a orientação médica, são importantes para o diagnóstico precoce do câncer de mama, como a mamografia, o autoexame e, justamente, a tomossíntese mamária.

Por ser um exame mais tecnológico e em 3D, a visualização da mamária é melhor e possibilidade uma chance 12% maior de identificação de eventual câncer de mama em estágio inicial, quando comparado com a mamografia digital.

Assemelha-se ao exame de mamografia, pela posição das mamas, mas é bem mais tecnológico e proporciona a análise da região por diversos ângulos, além das seguintes vantagens:

1. Visão da mama melhorada

A tomossíntese mamária associa a tecnologia 3D com a captação de diversas microimagens das mamas e em diversos ângulos, proporcionando, assim, uma visão mais detalhada da área e aumentando as chances de identificação de eventual câncer de mama, mesmo que em estágio inicial.

Isso também pode ser um benefício às mulheres que têm um tecido mamário mais denso, o que geralmente prejudica a visualização de tumores.

2.Diminuição das biópsias

Por conta da precisão maior desse exame, são descartados casos de falsos positivos, evitando-se, assim, a submissão de mulheres à biópsia, que é uma análise precisa, porém, mais invasiva e que causa quadros de ansiedade em centenas de pacientes, uma vez que os resultados não são imediatos.

3.Precisão do diagnóstico com tomossíntese mamária

Um grande benefício da tomossíntese mamária é a precisão do diagnóstico, muitas vezes sem a necessidade de realização de exames complementares.

É fato que o câncer de mama não se manifesta somente através de tumores. Mas também por calcificações e infiltrações no tecido mamário, este último de diagnóstico mais difícil. Com esse exame, contudo, o diagnóstico é facilitado e a paciente pode iniciar o seu tratamento o quanto antes, sem perder tempo com a realização de outros exames.

4.Identificação das bordas da lesão

Mesmo quando identificado um tumor, este não é sinônimo de câncer de mama. Um dos fatores mais importantes para se identificar a malignidade ou não da lesão é através da análise de suas bordas. Estudo este que somente é possível, justamente, pela boa visibilidade da região, o que é garantido neste exame.

Claro que, a depender do caso, o especialista pode sentir a necessidade de realização de exames complementares. Tais como a mamotomia, contudo, com essa tecnologia, as chances de tal solicitação são menores.

Tendo em vista as vantagens acima assinaladas, bem como a alta taxa de cura do câncer de mama com diagnóstico precoce, não hesite em falar com o seu médico sobre a possibilidade e a necessidade de realização do exame de tomossíntese mamária. Uma vez que essa tecnologia pode representar qualidade de vida e rápida cura em eventual diagnóstico.

Gostou desse texto? Para outros conteúdos relevantes acesse aqui!