prevenção do câncer de mama

Prevenção do câncer de mama: veja como abaixo

Quando o assunto é prevenção do câncer de mama, todos precisamos ficar atento, visto que todos podemos ser afetados ao longo da vida. Se engana quem acredita que essa seja uma doença que atinja apenas mulheres. Sabendo disso, o mais interessante é limitar risco e detectar o quanto antes a presença da doença no organismo.

Alguns são os fatores de risco para o câncer de mama entre eles está o tabagismo, o consumo de álcool. Alguns fatores auxiliam na melhoria da saúde como um todo como a exposição a hormônios.

Há algumas ações e mudanças no seu dia a dia que ajudam ne prevenção do câncer de mama. Pontuaremos algumas a seguir.

Amamentação é uma maneira de prevenção do câncer de mama

Algumas pesquisas sugerem que a amamentação reduz o risco do câncer. Ainda não se sabe exatamente o porquê, mas especialistas apostam que as questões hormonais que podem influenciar nesse quesito.

Álcool e cigarros

O uso de álcool e cigarros também devem ser evitados, visto que esses hábitos aumentam risco de desenvolver câncer. O tabagismo influencia inclusive fumantes passivos e não apenas ativos.

Exercícios físicos ajuda na prevenção do câncer de mama

Os exercícios físicos têm importante papel na prevenção do câncer de mama pois muitos são os hormônios liberados durante as atividades. Se você está passando por uma fase de sedentarismo é preciso cuidado ao voltar às atividades. Talvez seja interessante você consultar médico para ver se não há limitação.

Para manter motivação é interessante encontrar atividades do seu interesse e que suas metas sejam realistas e aumentem gradualmente. Caso contrário, você pode se frustrar por ter objetivos muito longe daquilo que consegue realizar no momento.

Hábitos de vida

Bons hábitos auxiliam na prevenção do câncer de mama, boa alimentação rica em vegetais e frutas e evitando alimentos processados, exercícios físicos como citado acima. Essas mudanças de hábitos auxiliam na prevenção não só do câncer, mas diversas outras doenças.

Mamografia ajuda na prevenção do câncer de mama

A realização da mamografia se faz indispensável acima de quarenta anos. Principalmente se a doença constar no histórico familiar. O exame precisa ser feito anualmente e atualmente é o teste mais confiável para detectar a doença.

Autoexame de mama

Mesmo que você tenha um médico de confiança e que realize a mamografia regularmente, é interessante que você realize o autoexame de mama, pois caso note alguma diferença, sinta algum nódulo, você possa consultar seu médico o quanto antes.

Por muitas vezes o câncer de mama não é evitável. Dessa forma é interessante descobrir o diagnóstico o quanto antes, para maiores chances de recuperação.

Em todos esses processos é interessante ter um ginecologista de confiança que possa te acompanhar de perto e indicar as ações mais eficazes no seu caso relacionado à prevenção do câncer de mama.

As ações em relação a prevenção não podem ser apenas a nível individual, é necessário buscarmos reduzir produtos químicos presentes nos produtos domésticos, os agrotóxicos presentes na nossa alimentação. Essas são ações que precisam partir da sociedade para alcançar uma melhor qualidade de vida para os indivíduos.

Gostou desse texto? Para outros conteúdos relevantes acesse aqui!