consulta com mastologista

Sinais de que você precisa ir a uma consulta com mastologista

São tantas as especialidades médicas existentes que às vezes podemos fazer confusão e não saber ao certo o que cada uma das especialidades trata. Pensando nisso hoje te contaremos quando você precisa ir a uma consulta com mastologista.

Se você tem interesse em saber o que é e o que trata o mastologista, siga nesse post!

O que é o mastologista?

Mastologista é o profissional que trata doenças e condições tanto nas mamas femininas quanto nas mamas masculinas.

Esse profissional está apto para realizar exames, diagnósticos, tratamentos que podem surgir nessa região do corpo, além de poder receitar medicamentos, realizar procedimentos cirúrgicos e todo o acompanhamento em tratamentos médicos relacionadas a mama.

Doenças

Diversas são as doenças que esse profissional está apto a tratar, a seguir pontuaremos algumas delas.

· Câncer de mama

Câncer de mama é o segundo câncer que mais atinge mulheres no mundo. Pode ser benigno ou maligno, após consulta com mastologista e exames é possível detectar o tipo em que se enquadra para seguir o melhor tratamento possível.

Quanto antes a doença for detectada maiores são as chances de cura.

· Mastite

Mastite inflamação que pode acometer as mamas. Doença que costuma acometer principalmente as lactantes. Pode ser causada com infecção ou não. No geral costuma ser tratada com antibióticos.

Entre as doenças que um mastologista pode tratar está a ginecomastia que consiste no crescimento das glândulas das mamas, a hiperplasia mamária, que se trata o crescimento excessivo das células que revestem as glândulas mamárias ou os ductos, entre outras.

Sempre importante lembrar que essas doenças não acometem apenas mulheres, mas em homens também são passíveis de manifestar essas condições.

Consulta com mastologista: sinais a se atentar

Alguns sinais são indicativos de que é necessário buscar uma consulta com mastologista, pontuaremos alguns a seguir.

Histórico de câncer de mama

Se há histórico de câncer de mama na sua família, esse é um alerta para estar sempre em dia na consulta com mastologista, visto que a hereditariedade é um fator de risco para o surgimento da doença.

Sintomas que mostra a necessidade de uma consulta com mastologista

Se a região das mamas apresentar dor, algum tipo de secreção, nódulos, aumento de volume ou vermelhidão é hora de buscar pela especialidade mastologia. Esses são alguns sintomas das principais doenças que acometem as mamas

Por esses motivos o autoexame é sempre indicado. Precisa ser realizado uma vez no mês em datas parecidas, como por exemplo quinto dia após menstruação. Ao realizar o autoexame é possível descobrir mudanças nas mamas de forma precoce, melhorando o prognóstico de qualquer doença que possa ver a ser detectada.

Quanto antes as doenças forem detectadas, e antes se iniciar o tratamento melhores serão as chances de cura e de ter menos impacto na qualidade de vida do paciente em questão.

Idade para uma consulta com mastologista

A partir dos quarenta anos é imprescindível manter um profissional de confiança que te acompanhe, visto que a idade é um fator de risco para algumas doenças.

Por fim, ressaltamos que caso apresente sintomas não hesite em buscar uma consulta com mastologista, sempre lembrando que homens também apresentam sintomas nas mamas.

Gostou desse texto? Para outros conteúdos relevantes acesse aqui!