obesidade e câncer de mama

Obesidade e câncer de mama: conheça a relação e como evitar

Um estudo realizado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro concluiu por uma notável relação entre obesidade e câncer de mama. Ou seja, a obesidade pode aumentar as chances de desenvolvimento ou agravamento do câncer de mama. Já que a obesidade, por si só, implica em um processo inflamatório no corpo. Saiba mais neste post.

Relação entre obesidade e câncer de mama

Não é de hoje que universidades se dedicam a estudar essa relação.

Um estudo feito pela “American Cancer Society” alertou que a obesidade aumenta os níveis de estrogênio do organismo, em razão da maior quantidade de tecido adiposo no corpo e, justamente, altos níveis desse hormônio implicam em aumento na multiplicação de células da mama, fazendo crescer as chances de desenvolvimento da doença.

Outra problemática que existe é que mulheres obesas tendem a possuir altos níveis de insulina no corpo. Ou seja, também foi associado ao desenvolvimento de alguns tipos de cânceres, incluindo o de mama.

Além dessas conclusões, um estudo feito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro sobre obesidade e câncer de mama aponta a obesidade como causadora de um processo inflamatório crônico no corpo da mulher, em razão da eliminação de fluídos (vesículas) das células de gordura, o que pode causar severos quadros de câncer de mama.

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores da universidade carioca realizaram testes em pacientes obesos e não obesos, analisando as vesículas que eram originadas das células do tecido adiposo.

Concluíram que as derivadas de corpos de pessoas obesas aumentam as chances de proliferação de células cancerígenas, motivo pelo qual pôde se afirmar que mulheres obesas têm maior chance de desenvolver quadros graves e agressivos de câncer de mama.

Como evitar o desenvolvimento da obesidade

Em razão da gravidade dessas conclusões é importante incluir hábitos saudáveis. Afinal, assim evitamos as chances de desenvolvimento de um quadro de obesidade. Que, além do câncer de mama, pode ser fato de agravamento e surgimento de outras doenças preocupantes. Como doenças cardiovasculares e diabetes.

O mais indicado é buscar por acompanhamento médico. Afinal, é ele quem indicará qual o peso ideal – levando em conta seu sexo, idade, altura e estilo de vida – a ser alcançado e qual o melhor método para atingi-lo.

Já que dietas mirabolantes são prejudiciais à saúde e difíceis de serem cumpridas, gerando sentimentos de ansiedade e frustração, além do objetivo de emagrecimento não ser sempre alcançado e mantido.

A obesidade e câncer de mama é um dos fatores a te incentivar a manter uma alimentação mais saudável e equilibrada. Mas, além disso, é essencial ao bem-estar e em alguns casos aumenta a autoestima. Além de melhorar o psicológico do paciente. Portanto, o ideal é buscar ter uma vida mais equilibrada, com a inclusão de exercícios físicos e evitar situações de estresse.

Agora que você já sabe que existe essa relação, se for o seu caso procure por um médico especialista. Além disso, invista em hábitos mais saudáveis, evitando uma série de problemas de saúde.

Gostou desse texto? Para outros conteúdos relevantes acesse aqui!