cuidados com seios na gestação

Cuidados com seios na gestação: conheça os principais

O período da gravidez é muito significativo em muitos aspectos, sendo que as mudanças nos corpos das mulheres é uma das questões que mais afeta as grávidas e é tema de muitas dúvidas e medos. Saiba quais os cuidados com seios na gestação e descubra métodos para ter um período gestacional mais tranquilo.

Quais as mudanças dos seios na gestação?

Seja em razão da amamentação que se aproxima, seja por conta das alterações hormonais no corpo da mulher, são necessários cuidados com seios na gestação por conta das seguintes mudanças:

  • Dor;
  • Sensibilidade;
  • Inchaço;
  • Aumento do tamanho;
  • Mamilos protuberantes;
  • Veias mais visíveis.

A partir da 16ª semana de gravidez as mamas começam a produzir leite, razão pela qual também pode ocorrer dos seios expelir uma secreção líquida meio esbranquiçada e amareladas, chamada colostro.

Os cuidados com seios na gestação são essenciais, pois, em razão dessas mudanças, podem ocorrer vários desconfortos e enfermidades nas mamas, além de que é importante que os seios estejam com boa saúde para a fase de amamentação que se aproxima.

Principais cuidados com seios na gestação a serem tomados

As principais dicas são:

1. Use sutiãs adequados

O uso de sutiãs inadequados pode machucar as mamas e não dar a sustentação correta à região, ocasionando dores nas costas. Por isso mesmo, procure utilizar sutiãs confortáveis, com alças largas, com forro de algodão e que englobem toda a mama.

Caso se sinta mais confortável, também pode usar sutiã na hora de dormir e em havendo vazamento de líquido pode utilizar protetor de mama por dentro do sutiã, para não manchar a roupa e evitar constrangimentos.

2. Faça a higienização dos mamilos usando somente água

É ideal que a limpeza dos mamilos e aréolas seja feita somente com água, já que sabonetes, cremes, hidratantes e outros produtos podem causar ressecamento da região, aumentando as chances de desenvolvimento de mastite.

Além disso, os mamilos possuem glândulas que produzem secreção sebácea, atuando como uma barreira protetiva contra agentes infecciosos e preparando as mamas para a amamentação.

É importante que também não se use buchas ou toalhas nos mamilos, já que também contribui com o ressecamento da região.

3. Fique atenta a qualquer alteração nos seios

Outro dos cuidados com seios na gestação é sempre estar atenta caso ocorra qualquer modificação nas mamas. Principalmente o surgimento de nódulos, afinal são bastante comuns no final da gravidez. Por conta de dutos de leite entupidos.

4. Sempre tenha acompanhamento médico

É essencial ter acompanhamento médico para certificar que não houve alteração nas mamas que prejudique na futura amamentação, além de evitar quadros de infecção. Portanto, o exame clínico deve ser feito ao menos uma vez por semestre e caso haja qualquer alteração o médico indicará a realização de exames de imagem mais específicos, como mamografia e ultrassom.

Atente-se aos cuidados com seios na gestação. Afinal, esse importante período será mais tranquilo e menos sofrido, além da mulher estar mais bem preparada para a amamentação e todas as responsabilidades que existem depois do parto.

Gostou desse texto? Para outros conteúdos relevantes acesse aqui!