ajudar mulher com câncer de mama

Dicas para ajudar mulher com câncer de mama

O câncer de mama causa muito medo nas mulheres, apesar da boa taxa de cura quando descoberto em estágio inicial, além de todo o avanço da medicina sobre o tema. Por isso mesmo, separamos aqui algumas dicas de como ajudar a mulher com câncer de mama.

Não só para a superação da doença, mas também e principalmente, por conta dos abalos psicológicos advindos da situação. Confira abaixo.

Como ajudar a mulher com o diagnóstico de câncer de mama

O choque do diagnóstico é gigantesco, motivo pelo qual é importante tentar se atentar às dicas abaixo para ajudar no psicológico da paciente:

1. Um dia de cada vez

A mulher com câncer de mama tende a pensar muito no futuro e nas coisas ruins que podem acontecer, por isso mesmo ajude-a a focar no presente e nas coisas que podem ser feitas e aproveitadas naquele instante, isso pode ajudar a espantar pensamentos negativos e a diminuir a ansiedade.

2. Priorize a privacidade e escolhas da mulher com câncer de mama

Com a notícia da doença, cada mulher reage de uma forma, por isso mesmo respeite os momentos de privacidade, para que possa assimilar o ocorrido da forma que achar melhor.

Além disso, deixe à cargo dela a escolha do melhor momento para contar para as outras pessoas e, ainda, respeite a sua escolha quanto ao método de tratamento a ser aderido; você pode dar a sua opinião, mas não imponha ideias.

3. Acompanhe em atendimentos médicos e procure por especialistas

São vários os acompanhamentos médicos que são feitos pela mulher com câncer de mama, por isso tentem acompanhá-la ao máximo, como forma de passar força e apoio.

Além disso, para ajuda profissional, procure por psicólogos, tanto para a paciente como para membros da família, já que uma notícia dessas afeta todos os membros do núcleo familiar.

4. Seja um bom ouvinte para a mulher com câncer de mama

Possivelmente serão vários os momentos nos quais a mulher precise desabafar e expor os seus sentimentos.

Tenha paciência e tente ser um bom ouvinte, sem emitir julgamentos severos ou falar de forma brusca, já que as emoções estão à flor da pele e a mulher com câncer de mama precisa de apoio psicológico para enfrentar o diagnóstico e o tratamento.

5. Demonstre afeto

Não necessariamente através de palavras. Mas são várias as atitudes que significam afeto e que podem melhorar consideravelmente a vida e o estado de espírito da mulher diagnosticada com câncer de mama.

Coisas pequenas, como pequenos presentes ou fazer o jantar, são pequenas demonstrações de carinho. E que mostrarão que ela não está sozinha nesse momento e que terá todo o apoio necessário.

6. Nem tudo é o câncer

Não deixe que o diagnóstico de câncer tome conta de toda a vida de vocês. Falem sobre outras coisas e se dediquem a atividades que não tenham relação alguma com a doença.

A mulher com câncer de mama está vulnerável de várias formas. Por isso mesmo, com as dicas acima, é possível manter uma vida mais estável emocionalmente e mais fácil de encarar o tratamento e vencer a doença.

Gostou desse texto? Para outros conteúdos relevantes acesse aqui!