quando fazer mamografia

Quando fazer mamografia?

As mulheres, ao longo da vida, acostumam-se a fazer alguns acompanhamentos médicos e exames com certa periodicidade. Contudo, ainda existem dúvidas de quando fazer mamografia, assunto a ser abordado neste post, confira abaixo.

O que é a mamografia

Além de saber quando fazer mamografia, a mulher deve ter ciência sobre o que é esse exame e não ter qualquer medo de realizá-lo.

A mamografia é um exame de imagem que tem como objetivo pontuar a existência de tumores, palpáveis ou não, que podem causar o câncer de mama. O exame tem uma abrangência grande, de modo que detecta a existência de tumores pequenos, os quais não podem ser sentidos pelo toque.

É um exame seguro, já que a radiação a qual a mulher é exposta é pequena e seriam necessárias 5 mil mamografias para que a mulher estivesse suficientemente exposta a radiação que tivesse a capacidade de aumentar um pouco o seu câncer de mama.

A importância do exame

Somente quem entende a importância desse exame tem ciência do quão essencial é saber quando fazer mamografia.

Países onde a mamografia não é acessível à população apresentam casos de morte por câncer de mama mais expressivos em comparação àqueles com cobertura mamográfica. Para agravar, nesses locais a mastectomia – procedimento cirúrgico para retirada de uma ou ambas as mamas – ocorre em todos os casos de diagnóstico do câncer de mama.

Não bastasse, estudos apontam que a realização periódica da mamografia reduz em 15% a 30% a chance de morte em razão do câncer de mama.

Quando fazer a mamografia

Apesar da importância do exame, ainda há polêmica sobre quando fazer mamografia.

Sociedades médicas e governos de países desenvolvidos recomendam a realização da mamografia a cada 1 ou 2 anos em mulheres entre 50 e 75 anos. Já a Sociedade Brasileira de Mastologia faz uma recomendação mais conservadora, já que indica a realização do exame uma vez ao ano a partir dos 40 anos de idade.

A recomendação mais precoce sofre críticas, pois a cada 3 ou 5 mulheres que são submetidas a biópsia em razão de um resultado de mamografia, somente uma desenvolverá câncer de mama.

Crítica sobre quando fazer a mamografia

A crítica, portanto, baseia-se no fato de que muitas biópsias acabam sendo feitas desnecessariamente, além de que muitas mulheres são submetidas a um estresse e medo sem qualquer motivo.

Outra crítica que se aplica à periodicidade mais precoce de realização do exame é que muitos casos de câncer de mama acabam sendo identificados e tratados sem qualquer razão. Afinal, são lesões que não afetariam a vida das mulheres e somente trariam danos. E, até mesmo, morte após 200 anos, justamente por serem tumores pouco agressivos.

Independentemente das críticas, é fato que a mamografia é um exame importante e que poupa a vida de muitas mulheres.

Portanto, é essencial o acompanhamento de um médico. Que, analisando o histórico da mulher e de sua família, saberá indicar quando fazer mamografia. Bem como orientará quais os melhores tratamentos e condutas caso haja a identificação de qualquer tumor ou lesão.

Gostou desse texto? Para outros conteúdos relevantes acesse aqui!