câncer de mama dói

Câncer de mama dói? Entenda abaixo

Câncer de mama dói? Importante entender se esse pode ou não ser um dos sintomas. Afinal, a descoberta precoce da doença aumenta a possibilidade de cura.

O câncer de mama é uma doença de alta incidência entre as mulheres e é o tipo de câncer que mais atinge o mundo feminino. Diante disto, e de todos os medos que envolvem o tema, a dor nas mamas pode causar dúvidas e receios dentre as mulheres, que se perguntam, afinal, se o câncer de mama dói e se a dor estaria diretamente ligada à doença.

Por que as mamas doem?

São muitos os motivos pelos quais as mamas podem doer, portanto, em caso de dor não se concentre em pensar somente se câncer de mama dói e se seria este o motivo de sua dor.

Cerca de 60% das dores causadas nas mamas são as cíclicas, quer dizer, aquelas causadas pela ação de hormônios ligados ao ciclo menstrual da mulher. Geralmente são dores leves e ocorrem no período fértil da mulher e uma semana antes da menstruação.

Caso a dor seja mais intensa, pode-se estar diante de uma mastalgia cíclica, quer dizer, com as mesmas características das dores cíclicas, porém muito mais intensas, a ponto de atrapalhar a mulher em sua rotina.

Existem, também, dores causadas por uma doença chamada fibrocística da mama. Não é uma enfermidade grave e consiste no surgimento de nódulos císticos benignos, que costumam ser dolorosos. Deve ser dito que, apesar de não causarem câncer de mama, podem dificultar a visualização de outros nódulos malignos, razão pela qual sempre se deve fazer acompanhamento com médico especializado.

Saliente-se, por fim, que as dores nas mamas também podem estar ligadas a motivos que não se relacionam com o ciclo menstrual, tais como inflamações durante a amamentação, gravidez, traumas nas mamas e cirurgia anterior nas mamas.

Câncer de mama dói?

Quando sentir dor nas mamas, portanto, você já vai saber que existem vários motivos para isso. Mas, afinal, o câncer de mama dói?

Em algumas situações, o câncer pode acarretar inflamação e dores nas mamas, portanto o câncer de mama dói, só que raramente.

O estágio inicial do câncer de mama, assim, dificilmente causa dor e a região dolorida das mamas geralmente indica a existência de alguma doença benigna e nada grave.

Sintomas do câncer de mama

Agora que você já sabe que a dor não é geralmente sinônimo de câncer, alguns sintomas devem ser observados para o seu auto cuidado. Por isso, caso tenha alguma das características abaixo, procure por um médico imediatamente:

  • Inchaço;
  • Vermelhidão;
  • Sensibilidade;
  • Nódulos nas mamas e axilas;
  • Retração do mamilo;
  • Secreção saindo dos mamilos.

A ocorrência de qualquer desses sintomas é um alerta para procura de um médico e realização de exame específico de diagnóstico de câncer de mama, a mamografia.

Sabendo ser raro que o câncer de mama dói, a verdade é que o diagnóstico precoce é importante para se combater a doença em seu estágio inicial, o que garante boas chances de cura e o desenvolvimento de um tratamento menos agressivo e mais conservador à estrutura biológica da mulher.

Gostou desse texto? Para outros conteúdos relevantes acesse aqui!