Biópsia de mama

Biópsia de mama: o que é, como o procedimento é realizado e resultado

A biópsia de mama pode ser solicitada quando se verificam nódulos e outras alterações nas mamas da paciente, sendo esse um exame usado para dar precisão ao diagnóstico.

Abaixo explicamos melhor como funciona o procedimento, e quais itens serão relatados no resultado da análise. Permaneça lendo, e saiba mais sobre a biópsia de mama.

O que é a biópsia de mama?

Uma biópsia de mama consiste num procedimento realizado em pacientes do sexo feminino (mas também masculino) quando existe na região das mamas nódulos que podem ou não ser câncer.

É uma das etapas do processo de diagnosticar a doença, sendo a biópsia de mama essencial para que se determine se os nódulos encontrados são nocivos ou não ao corpo humano.

A partir dos resultados deste exame, as demais etapas de tratamento começam a ser organizadas, em busca de obter a cura da paciente.

Como o procedimento pode ser realizado?

A biópsia de mama é feita a partir da retirada de tecido da região suspeita, sendo que o tamanho do procedimento depende principalmente do tamanho e quantidade dos nódulos, em quatro tipos básicos de biópsia de mama:

  • Usando apenas uma agulha fina na região para retirar células.
  • Com uma agulha um pouco mais grossa, para retirar fragmentos da lesão (análise de tecido).
  • Retirada do linfonodo, se o médico verificar que eles estão alterados.
  • Realização de cirurgia, para retirar todo o tumor encontrado.

Destes procedimentos, as punções e a biópsia com agulha grossa podem ser feitas apenas em clínica, com anestesia local.

O material coletado passa por análise de laboratório, para que se determine o que acontece com os tecidos, e se a paciente está ou não com câncer ou outras condições de saúde.

O que é relatado nos resultados da biópsia de mama?

Em laboratório, os tecidos recolhidos serão analisados e classificados de acordo com algumas particularidades, que irão ajudar o médico a compreender o que acontece no corpo da paciente e determinar o tratamento.

São 3 as análises básicas transparecidas nos resultados.

1. Tamanho

Essa é a primeira análise dos resultados da biópsia de mama. Onde se mede em centímetros o tamanho do tumor, de maneira a auxiliar o médico a compreender o estágio do câncer na paciente.

Essa informação é mais recorrente quando se retira o tumor inteiro. Quando saem apenas fragmentos do tecido, a medida é apenas procedimento padrão.

2. Tipo também é conhecido na biópsia de mama

Câncer também é conhecido como carcinoma, e no caso das mamas, ele possui algumas classificações de acordo com o local.

  • Ductal in Situ – dentro dos dutos mamários.
  • Carcinoma Invasivo – que estava nos dutos mamários, mas já rompeu os mesmos e se encontra em outros tecidos da mama.

Conhecer o tipo é muito importante para que o médico avalie bem como tratar a paciente!

3. Grau

Que geralmente pode ser de 1 a 3, e que demonstra o quão avançado está o tumor e como os tratamentos devem ser organizados.

A biópsia de mama é um procedimento extremamente necessário para trazer um melhor diagnóstico da doença, de maneira a organizar um bom tratamento e assim preservar a vida da paciente.

Gostou desse texto? Para outros conteúdos relevantes acesse aqui!