terapia alvo para Câncer de Mama

Terapia alvo para Câncer de Mama: o que é e tipos

Os avanços da ciência trouxeram novos tratamentos, como a terapia alvo para Câncer de Mama, uma opção que usa principalmente proteínas e medicamentos diversos para combater com maior direção as células cancerígenas.

Abaixo falamos melhor sobre as 3 opções utilizadas na atualidade. Lembrando que o uso delas depende principalmente da avaliação feita pelos médicos, individual para cada paciente.

O que é a terapia alvo para Câncer de Mama?

Este é um tipo de tratamento mais atual de Câncer de Mama. E tem esse nome porque consiste na utilização de medicamentos e outros recursos projetados para atacar as células cancerígenas, buscando matar ou mesmo combater elas.

Pode ser feita com outras etapas do tratamento, ou mesmo em separado, para complementar a ação deles.

A participação nesse tipo de terapia depende de diversas análises médicas, avaliando principalmente a saúde da paciente e as chances de se obter sucesso.

Tipos de terapia alvo para Câncer de Mama

Seguem os 3 tipos mais utilizados no combate ao Câncer de Mama.

1. Anti HER2+

Que usa os chamados anticorpos monoclonais (pertuzumabe e trastuzumabe), aplicados via intravenosa para circular na corrente sanguínea e assim combater diretamente as células cancerígenas, impedindo que elas cresçam.

Pode usar ainda um anticorpo fabricado chamado de droga-conjugado, que é basicamente uma quimioterapia mais localizada, usando drogas para também matar as células do câncer e impedir o seu crescimento.

Por fim, este tipo de terapia alvo para Câncer de Mama pode usar também medicamentos que inibem uma proteína conhecida como quinase, que podem favorecer o crescimento das células cancerígenas.

2. Mutações no BRCA

Onde medicações são administradas, com a função de bloquear as proteínas conhecidas como PARP, que impedem que o gene BRCA e suas variações possa se regenerar, matando as células de câncer.

O tratamento é todo feito com a ingestão de medicamento via oral, necessitando de diversos tipos de doses para que possa funcionar.

Infelizmente, ele traz muitos efeitos colaterais, justamente porque impede a regeneração natural de alguns genes do DNA.

3. Receptor hormonal positivo

Que é a terapia alvo para Câncer de Mama que usa certos tipos de hormônios e de inibidores de proteínas para assim retardar o crescimento das células cancerígenas, impedindo que ele se espalhe pelo corpo e demais áreas próximas.

A maioria deles é consumida via oral, mas traz diversos efeitos no corpo das pacientes, o que faz com que ele seja muito analisado antes de ser utilizado.

As opções de terapia alvo para Câncer de Mama aparecem como uma nova chance no combate à doença, ajudando para que cada vez mais pacientes possam superar este momento, e vencer essa doença.

Gostou desse texto? Para outros conteúdos relevantes acesse aqui!