Reconstrução mamária imediata

Reconstrução mamária imediata: o que é e tipos existentes

A reconstrução mamária imediata é um processo cirúrgico que envolve diversas técnicas, usadas principalmente para trazer qualidade de vida às pacientes, ao reconstruir na mesma cirurgia, a mama que está sendo retirada.

Abaixo explicamos melhor as opções disponíveis, bem como suas principais vantagens e aplicações. Siga lendo, e saiba os tipos atuais de reconstrução mamária imediata.

O que é a reconstrução mamária?

A reconstrução mamária consiste na realização de um procedimento cirúrgico, em que diversos processos são realizados para que a mama seja reconstruída e melhorada ao máximo.

É geralmente indicada para casos em que a paciente passou por doenças complexas, como o Câncer de Mama, sendo necessária a realização de cirurgias para livrar a região da doença.

Reconstrução mamária imediata ou tardia?

A reconstrução mamária imediata consiste na realização, o mais rápido possível, de procedimentos cirúrgicos, para já garantir que a mama da paciente seja refeita, trazendo a ela mais qualidade de vida.

Diz-se imediata porque o procedimento é feito juntamente com a cirurgia de Mastectomia, aproveitando o mesmo momento de cirurgia para retirar a mama com câncer da paciente, e assim colocar uma prótese ou reconstruir a região.

E porque existe ainda a reconstrução mamária tardia, que consiste na realização do procedimento em cirurgia diferente da Mastectomia, tempos depois da retirada parcial ou total das mamas da paciente.

Tipos existentes de reconstrução mamária imediata

Seguem os quatro tipos mais básicos de reconstrução do tipo, de maneira que a paciente possa receber rapidamente a resolução de um problema de saúde na região.

1) Expansor

O Expansor de Mama é um procedimento indicado para aquelas pacientes que possuem mamas entre médias e grandes, ou que passaram por muita extração de pele durante a mastectomia.

O processo possui recuperação mais rápida que outros procedimentos.

2) Silicone

Este tipo de reconstrução mamária imediata é mais usado por mulheres de mama pequena a médio, e que desejam não apenas reconstruir a mama, mas ter pouco tempo de recuperação.

No processo, é aplicado um modelo de silicone previamente escolhido para sustentar e preencher o espaço vazio da mama.

3) Músculo Grande Dorsal

Nesta reconstrução, se usa um retalho do músculo grande dorsal, principalmente de pacientes que possuam maior nível de gordura no corpo.
Se retira da região o tecido necessário para a reconstrução mamária imediata, deixando a cicatriz na área do sutiã para ser facilmente escondida.

A recuperação também é rápida e o procedimento é indicado para a maioria das interessadas em reconstrução.

4) TRAM

Já nesta reconstrução mamária imediata se usa o Retalho transverso do músculo reto abdominal. Retirando excesso de tecido da região abdominal e repassando os mesmos para a mama.

É recomendado para a maioria dos pacientes do tipo. E possui a vantagem de que deixa a mama com um ar mais natural, com boa textura.

Porém o processo envolve alguns riscos, e a recuperação é maior do que os demais procedimentos.

Lembrando que qualquer processo de reconstrução mamária imediata deve ser feito com Médicos cirurgiões devidamente capacitados. E que eles irão avaliar, de acordo com a paciente, qual o tipo de reconstrução mais indicado a ela!

Gostou desse texto? Para outros conteúdos relevantes acesse aqui!