doenças mamárias

Doenças mamárias: conheça as principais e saiba como diagnosticar

As doenças mamárias são uma preocupação de praticamente todas as mulheres e requer muita atenção e acompanhamento para diagnosticar.

Pois para ter a saúde em dia é necessário ficar atento a qualquer alteração no organismo, pois as doenças tendem a se manifestar de forma diferente, algumas com sintomas e anomalias bem visíveis, outras nem tanto.

Ao contrário do que a maioria pensa, não é apenas o câncer que representa risco às mamas, por essa razão separamos algumas dicas que irão ajudar a conhecer e diagnosticar doenças mamárias.

Principais doenças mamárias

Sem dúvidas o problema mais temido e conhecido quando o assunto é as mamas é o câncer, porém algumas outras alterações benignas precisam ser diagnosticadas e tratadas com a devida atenção, veja abaixo quais são as mais comuns:

1) Cistos mamários

Cistos ou displasias mamárias são alterações benignas que normalmente não é câncer e nem se desenvolve como câncer posteriormente.

São nódulos ou cistos que surgem sem uma explicação exata e nem sempre há necessidade de retirá-lo por meio de cirurgia.

Seu diagnóstico pode ser bem simples, pois a maioria deles é palpável ou podem ser identificados por meio de exames simples, como a ultrassonografia ou mamografia.

2) Fibroadenoma

Fibroadenoma é uma lesão também benigna que afeta principalmente as mulheres entre 15 e 25 anos de idade, mede de dois a três centímetros e tem formato nodular.

Essa é uma das doenças mamárias, mais indolor e fácil de diagnosticar, pois tem aspecto sólido, liso e móvel. Ao ser identificado é necessário fazer alguns exames para identificar se existe a necessidade de retirá-lo.

3) Doenças mamárias: Mastalgia ou dor mamária

Dor nas mamas é um problema que afeta a maioria das mulheres e seus sintomas tendem a piorar no período menstrual ou pré-menstrual. Pode ser causada por traumas físicos, nevralgia, inflamações ou distúrbios emocionais e sua origem está relacionada ao estímulo repetido do hormônio estrogênio produzido nos ovários.

Algumas dicas para diminuir o impacto é utilizar sutiã adequado e com boa capacidade de sustentação e evitar alguns alimentos: chocolate, café, chá, refrigerante etc.

4) Leite empedrado

O período de amamentação pode desencadear o problema de leite empedrado, pois muitas vezes a geração de leite é maior que o consumo do bebê, fazendo com que o leite permaneça nos ductos da mama por muito mais tempo do que deveria. Nesse caso faça massagens e de forma delicada sobre o local endurecido ou utilize compressa fria.

5) Câncer de mama

O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres e se diagnosticado com antecedência tem altas chances de cura. É representado pelo aparecimento de nódulo indolor, duro e irregular, outros sintomas comuns são: edema ou retração cutânea, dor, inversão do mamilo, hiperemia, secreção papilar, descamação do mamilo.

Como diagnosticar doenças mamárias

O diagnóstico de doenças mamárias é simples, pois pode ser obtido por meio do autoexame que deve ser feito uma vez ao mês, o ideal é logo após a menstruação e ao fazê-lo você deverá observar:

  • Deformações ou alterações no formato das mamas;
  • Abaulamentos ou retrações;
  • Feridas ao redor do mamilo;
  • Caroços nas mamas ou axilas;
  • Secreções pelos mamilos.

Algumas atitudes podem ajudar na prevenção de doenças mamárias, como por exemplo, ter uma boa alimentação, praticar exercícios físicos, vá ao médico anualmente e sempre faça o autoexame.

Gostou desse texto? Para outros conteúdos relevantes acesse aqui!