exames preventivos câncer de mama

Quais os exames preventivos câncer de mama?

Além da famosa Mamografia, existem outros tipos de exames preventivos Câncer de Mama. Eles podem ser feitos de maneira a antecipar o diagnóstico da doença e aumentar as chances de cura dos pacientes.

E exames nunca são demais em buscar de identificar uma doença tão silenciosa e complexa com o Câncer, uma vez que ele pode aparecer em diversas idades, sendo também recorrente em homens, embora em menor incidência.

Com os avanços da Medicina e das Ciências de modo geral, diversos exames de Câncer de Mama têm sido desenvolvidos e melhorados nos últimos anos, auxiliando num melhor diagnóstico e dando maiores chances de sucesso para as pacientes.

Então acompanhe este material para que você saiba quais os principais exames Câncer de Mama realizados para identificar esta condição de saúde que tem afetado tantas pessoas pelo mundo.

Exames preventivos câncer de mama: Biópsia

Feita depois da constatação de nódulos, de maneira a definir se eles são cancerígenos ou não. Depois de realizar a coleta do material, ele é analisado em laboratório, que dá o diagnóstico solicitado.

O procedimento pode ser feito em consultório, com o auxílio de anestesias locais, de maneira simples e prática.

Exame físico

É o primeiro exame feito para identificar alterações. Ele pode ser feito pelo próprio paciente, mas é um procedimento padrão também do médico. Após identificar sintomas ou mesmo de maneira regular nas consultas realizadas.

Neste tipo de exame preventivo de Câncer de Mama, o médico apalpa as mamas, procurando principalmente por nódulos e deformações, prosseguindo a outros tipos de exames caso eles sejam encontrados.

Ressonância é um dos exames preventivos câncer de Mama

Utilizado para confirmar as suspeitas de Câncer de Mama, através da realização de um exame capaz de mostrar não somente a presença da condição, como também a extensão dela pelo corpo, se for o caso.

É um exame tão preciso que mostra até os tecidos da mama. Por isso, deve ser feito na posição correta, com a paciente deitada para baixo, e sem movimento, de maneira a obter imagens limpas.

Ultrassom

Feito geralmente depois de um exame de Mamografia, caso ela apresente algumas inconsistências, e sejam necessárias checagens mais precisas, em busca de nódulos que a Mamografia possa não ter identificado.

É geralmente utilizado em pacientes com mamas muito grandes e com histórico de Câncer de Mama na família.

Como você pode ver existem diversos tipos de exames preventivos de Câncer de Mama, ou mesmo exames para comprovar a existência e extensão da doença. Então procure já o seu médico e mantenha sua saúde em dia, solicitando que ele verifique a possibilidade desta condição.

Gostou desse texto sobre como tratar câncer de mama? Para outros conteúdos relevantes acesse aqui!