Câncer de mama pode voltar

Câncer de mama pode voltar? Quais as chances e tem como prevenir?

Se perguntar se o câncer de mama pode voltar ou não é algo muito natural para quem está enfrentando esta condição de saúde, seja o próprio paciente, seja alguém da família dele.

Por isso hoje vamos discutir por aqui, de maneira bem simples, quais as chances de o câncer de mama voltar.

Continue lendo para que compreenda melhor o que pode ou não acontecer!

Câncer de mama pode voltar? Chances de recidiva

Para que se tenha uma resposta maior para os questionamentos envolvendo as dúvidas se o câncer de mama pode voltar ou não, é preciso compreender em qual estágio a condição foi diagnosticada.

Geralmente as chances de recidiva são menores quando a doença é diagnosticada nos estágios iniciais, estando concentrada apenas na região das mamas.

Os tumores maiores, ou com acometimento de gânglios têm mais risco de recidiva na mama ou em órgãos distantes (mestástases). outro fator que influencia bastante no risco é a biologia tumoral.

Tratamento para cura

Os tratamentos para cura do câncer de mama são utilizados em seu potencial máximo quando a doença está em estágio inicial, e onde os médicos consideram que a chance de cura é mais forte.

Após análises clínicas e laboratoriais da paciente, são indicadas as técnicas de tratamento, que podem utilizar cirurgia, hormonioterapia, quimioterapia ou radioterapia.

Tudo para trazer à paciente a chance de obter cura total e assim não ter recidiva do câncer de mama.

Lembrando que uma cura não exclui as avaliações periódicas, a fim de monitorar a saúde da paciente.

Câncer de mama pode voltar? Tratamento da recidiva

O tratamento da recidiva do câncer de mama depende do local onde ocorreu o retorno da doença: apenas na mama ou em órgãos distantes (metástase).

Neste tipo de situação, são feitas avaliações constantes das condições de saúde do paciente, a fim de identificar os locais onde o câncer se alojou e estabelecer as linhas de tratamento, que também podem incluir cirurgia, quimioterapia, terapia endócrina ou radioterapia.

Neste caso a paciente é constantemente acompanhada, de maneira a verificar o possível surgimento de tumores nas mesmas ou em outras regiões do corpo.

Chances de reduzir a recidiva

Para finalizar esse texto sobre câncer de mama pode voltar, vamos entender quais as chances de reduzir a recidiva. Embora não haja uma certeza, existem atitudes que são indicadas, que podem ser uma boa ajuda na redução das chances da recidiva do câncer de mama. São elas:

  • Evitar o uso de anticoncepcionais ou a realização de terapias de reposição hormonal.
  • Manter uma rotina de atividades físicas, buscando ainda o controle do peso.
  • Melhorar os hábitos alimentares.
  • Parar completamente ou reduzir o consumo de cigarros e bebidas alcoólicas.

É claro que nenhuma dessas ações exclui a constante avaliação médica, necessária para verificar a saúde da paciente.

Por isso se você quer saber melhor sobre se o câncer de mama pode voltar ou não, esteja sempre em contato com o seu médico, para que ele avalie sua saúde e possa lhe esclarecer melhor!

Gostou desse texto? Para outros conteúdos relevantes acesse aqui!