reconstrucao-mamaria-com-expansor

Reconstrução mamária com expansor: conheça esse método

A reconstrução mamária consiste em uma cirurgia plástica do tipo reparadora, realizada comumente após a retirada da mama no tratamento contra o câncer. Um dos tipos possíveis é a reconstrução mamária com expansor.

Existem ainda diversos outros tipos, indicados de acordo com a forma, tamanho e localização da retirada do tecido mamário. A decisão de utilizar o expansor dependerá da paciente, obedecendo as orientações médicas.

Se deseja saber mais sobre o procedimento, como realizá-los e muito mais, acompanhe o nosso conteúdo e descubra.

A reconstrução mamária com expansor

A técnica de reconstrução mamária com expansor é simples e oferece bons resultados às pacientes. O primeiro passo para realizá-la é através da consulta com o cirurgião, que verificará se o método é adequado ao caso e solicitará os exames necessários que a antecedem.

Posteriormente, será realizada uma incisão na mama, de forma semelhante ao que ocorre na mastectomia. O dispositivo inserido, neste caso, será um expansor, que ficará localizado entre o músculo peitoral e o músculo serrátil anterior.

Para a reconstrução mamária com expansor, o expansor será preenchido com soro fisiológico periodicamente, até que a pele seja expandida, permitindo que a mama, pouco a pouco, adquira volume. O preenchimento ocorrerá em um período aproximado de quatro a oito semanas.

Em cada sessão de preenchimento, estima-se que são inseridos entre 60 e 100 ml de soro fisiológico, evitando dor ou desconforto na paciente. Estas sessões têm uma duração de 45 minutos e o procedimento é, geralmente, realizado através de anestesia geral.

Quando concluída a etapa, a região estará preparada para que seja implantada a prótese de silicone de maneira segura e definitiva. Vale ressaltar que atualmente, é possível realizar a reconstrução em apenas uma etapa, adicionado expansores definitivos.

Vantagens da reconstrução mamária com expansor

O tratamento do câncer de mama até o último século possuía características mutilantes para as pacientes. Com o avanço da medicina, houve melhorias na compreensão das características biológicas dos tumores.

Este fator permitiu o surgimento de tratamentos menos mutilantes, que levassem em conta o fator psicológico e a qualidade de vida das pacientes, fazendo da reconstrução mamária com expansor um diferencial.

A sua principal vantagem é gerar o mínimo de lesões possíveis. Na reconstrução mamária com expansor, o procedimento é feito através da cicatriz deixada pela mastectomia, evitando novas marcas e incisões no corpo da paciente.

Pré e pós-operatório

Antes de efetuar a cirurgia, o especialista responsável realizará a análise do histórico de saúde da paciente. Entre as recomendações para a cirurgia, está a alimentação balanceada, redução do cigarro e é comum, também, que seja suspendido o uso de medicamentos à base de ácido acetilsalicílico.

Após a realização do procedimento cirúrgico, a paciente permanecerá 24 horas (mínimo) em observação. Deve-se utilizar cinta modeladora com as medidas específicas de seu corpo.

É comum que sejam prescritos medicamentos que visam combater a dor, inchaços e que auxiliem no processo de cicatrização.

Vale destacar que, após a reconstrução mamária com o expansor, a paciente deve retornar à clínica para a primeira revisão médica, que seguirá periodicamente a fim de garantir a saúde e o bem-estar após o procedimento.