câncer de mama

Tratamento do câncer de mama

O tratamento do câncer de mama tem evoluído constantemente nos últimos anos. Novas técnicas e medicamentos são constantemente aperfeiçoados para aumentar as chances de cura e reduzir a quantidade de efeitos colaterais.

Além disso, a adoção de uma abordagem multidisciplinar também é muito importante para o alcance de resultados mais assertivos em relação ao tratamento do câncer de mama.

Nesse post vamos explicar como funciona o tratamento para o câncer de mama e qual o impacto da intervenção multidisciplinar nesses casos. Confira!

A multidisciplinaridade no tratamento do câncer de mama

Inicialmente, o tratamento do câncer de mama era totalmente cirúrgico. Ou seja, quando a doença era diagnosticada, a única alternativa possível de tratamento era a cirurgia para remoção do tumor – podendo ser uma parte ou todo tecido mamário.

Contudo, com o passar dos anos, o diagnóstico para esse tipo de problema começou a sofrer intervenções de outras áreas da medicina, tornando a identificação ainda mais precisa, assim como o tratamento mais eficiente.

Graças aos métodos de imagem, hoje é possível identificar o câncer de mama ainda em estágio inicial, possibilitando um tratamento com taxas maiores de cura.

E ao mesmo tempo, novos tratamentos foram surgindo, como é o caso da quimioterapia e radioterapia.

Em outras palavras, a medicina passou a reconhecer que o tratamento pode ser realizado de maneira multidisciplinar, o que abriu portas para o surgimento de novos métodos para tratar essa doença que atinge várias mulheres todos os anos.

Quais os tipos de tratamento do câncer de mama?

Existem vários tipos de tratamento do câncer de mama. As técnicas podem ser realizadas de forma conjunta ou individual, conforme as necessidades de cada paciente. E dentre as opções usadas atualmente pela medicina para tratar esse tipo de câncer, estão:

Cirurgias

As cirurgias são utilizadas desde sempre para o tratamento de câncer de mama. Seja para remover o tumor, como para reconstrução do seio que teve parte ou todo o tecido mamário retirado.

Radioterapia

A radioterapia também é uma das alternativas para mulheres que sofrem de câncer de mama. Ela pode ser usada para reduzir ou destruir células cancerosas/anormais, bem como o tumor em si.

É muito comum que essa técnica seja indicada em casos de cirurgia. Isso porque, geralmente a paciente realiza algumas sessões de radioterapia para reduzir o tamanho do tumor, permitindo assim que ele possa ser removido cirurgicamente.

Medicamentos

O uso de medicamentos também é muito comum. Entre os remédios indicados estão os moduladores estrogênicos.

Esses medicamentos geralmente são indicados para imitar o efeito do estrogênio no organismo

A quimioterapia também é outra possibilidade amplamente utilizada. O objetivo dela é matar as células cancerígenas e evitar que elas se multipliquem rapidamente.

Além disso, ainda existem os medicamentos que visam regular as questões hormonais, evitando assim a volta da doença.

Existem várias formas de realizar o tratamento do câncer de mama. Por isso, é importante procurar um médico especialista no assunto, também conhecido como mastologista, pois somente esse profissional poderá fornecer todas as orientações necessárias e indicar o método de tratamento mais adequado em cada caso.